Comunidades
A BrasilAgro promove ações concretas e investe em projetos e atividades socioambientais, buscando contribuir para o desenvolvimento das comunidades das regiões onde atua, neste ano safra o investimento total em iniciativas superou a marca de R$ 440.000,00.
Entre 2015 e 2019, por meio de seu Comitê de Responsabilidade Social, a BrasilAgro apoia iniciativas voltadas a educação, esporte e fortalecimento comunitário. Em seus 5 anos de atuação, BrasilAgro teve seu compromisso de viabilizar e proporcionar ações para o desenvolvimento de iniciativas nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Foram realizadas inúmeras ações, onde conseguimos beneficiar milhares de pessoas através de diversas frentes de trabalho.
Em 2020, a companhia deu um importante passo na parte de investimento social com a criação do Instituto BrasilAgro, que foi criado com o objetivo de ser o braço social da Companhia e tem como propósito transformar o futuro das pessoas. O Instituto tem como missão “Promover e implementar ações sociais que viabilizem oportunidades para o desenvolvimento responsável de comunidades em situação de baixa renda e vulnerabilidade social”.
Projetos contínuos realizados pela BrasilAgro
Amigos do Bem
A Amigos do Bem proporciona apoio a comunidades do sertão nordestino, com diversos projetos educacionais e sustentáveis cujo objetivo é transformar a vida das pessoas, fornecendo desde bens básicos para a sobrevivência até a possibilidade de emprego por meio do artesanato e do cultivo do caju. São mais de 60 mil pessoas atendidas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. A BrasilAgro subsidia um técnico agrícola, com a responsabilidade de acompanhar uma equipe de trabalhadores que recebem capacitação e acompanhamento regular a fim de garantir o cultivo adequado nas lavouras de caju. Ademais, disponibiliza o apoio do nosso time ambiental no auxílio dos projetos de irrigação, obtenção de licenças ambientais e do Cadastro Ambiental Rural.
Associação Precavi – Vida Nova | Projeto Expoente
O projeto busca oportunizar atividades esportivas para crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos, que vivem em situação vulnerável na região de Fortaleza dos Nogueiras (MA), colaborando para seu desenvolvimento e formação integral através do esporte.
A associação atende 160 crianças e adolescentes com práticas de esporte. Além do projeto contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, impulsionamos a economia local com a contratação de educador de futsal, compra de alimentos para todos participantes e compra de todo material. A região é escassa em atividades socioeducativas e o projeto de fato minimiza a vulnerabilidade de jovens da região. Em 2020, devido a Pandemia da Covid-19, as aulas esportivas pausaram e o valor que era utilizado para alimentação das crianças e adolescentes está sendo destinado para compra de cestas básicas para distribuição para as famílias das comunidades, além da realização de lives para arrecadação de doações para compra de alimentos e material de limpeza para distribuição.
Casa do Zezinho
A Casa do Zezinho é um espaço de desenvolvimento para crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na periferia de São Paulo. A BrasilAgro patrocina a “Ópera Suburbana”, por meio da doação de recursos financeiros, usados para contratação de professores de dança, canto e teatro, disseminando cultura e entretenimento. A festa de final de ano da Instituição também recebe o apoio da BrasilAgro cujos colaboradores atuam como voluntários.
- 72h de aulas semanais;
- 217 alunos atendidos;
- 92 alunos envolvidos no espetáculo final;
- 8 colaboradores envolvidos como voluntários.
Construção Escola Santa Teresita II – Paraguai
Em 2019, foi firmado um convênio entre Palmeiras S.A e Escola Santa Teresita,II com o objetivo de melhorar a qualidade de infraestrutura da instituição para beneficiar os alunos em sua educação.
O convênio entre as partes beneficiou de forma direta mais de 350 crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos e, indiretamente, 300 famílias da comunidade local, bem como 21 docentes da escola.
Programa Escola Digna – Construção Escola Bandeirantes – São Raimundo das Mangabeiras, MA
O programa busca promover ações voltadas para a qualificação e formação continuada dos profissionais da educação, para a ampliação da gestão democrática das instituições, garantindo à comunidade escolar o direito de participação ativa no processo educativo. A escola foi construída para a suprir a necessidade local de São Raimundo das Mangabeiras de atender crianças e adolescentes.
Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado
O Instituto Adus oferece apoio a refugiados de guerras, perseguições e violações de direitos humanos. O projeto apoiado pela BrasilAgro tem sede na cidade de São Paulo e propõe a realização de um trabalho de inclusão de refugiados e solicitantes de refúgio e familiares com base no ensino da língua portuguesa para que possam estar aptos a se integrar na sociedade.
- +500 pessoas atendidas por mês pelo Instituto Adus;
- 19 turmas formadas;
- 22 professores envolvidos;
- 391 alunos formados (276 homens e 115 mulheres);
- Alunos de 30 países.