A Companhia conta com uma política de gerenciamento de riscos devidamente aprovada em AGO e disponibilizada a todos agentes envolvidos no negócio. A Diretoria da BrasilAgro avalia a eficácia das políticas e dos sistemas de gerenciamento de riscos e de controles internos, bem como do Programa de Integridade e Conformidade (compliance) e presta contas ao Conselho de Administração sobre essa avaliação, sempre que solicitado.
A eficácia dos controles implantados pela Companhia é validada anualmente através de testes que seguem o plano anual de auditoria interna. Em caso de identificação de eventuais pontos de melhoria sobre esses controles, a Companhia elabora um plano de ação, definindo prazos e responsabilidades a fim de garantir a mitigação de todos os riscos associados.
Aplicação de treinamentos e disseminação de comunicados, para engajar os colaboradores da Companhia e reforçar os princípios do Programa de Integridade e Conformidade com toda a equipe.
O departamento de Compliance tem como principal atribuição assessorar as áreas de negócio na revisão de processos e na implementação de controles para garantir o cumprimento das leis, normas, regulamentos e procedimentos internos e externos. A Companhia também conta com um departamento de Auditoria Interna que atua nos segmentos: financeiro, tecnologia da informação e investigativo, além da supervisão contínua dos controles previamente identificados e implementados pelo departamento de Compliance. A segurança da informação é garantida através de testes periódicos de controle e vulnerabilidade nos sistemas e parque tecnológico que os suportam.
No início de cada exercício, a BrasilAgro se baseia na matriz de riscos para definir quais áreas passarão por auditoria ao longo do período. Os riscos são monitorados continuamente, de forma a observar em sua gestão e planejamento estratégico iniciativas e diretrizes de atuação que visam mitigar seus possíveis impactos.