Gestão de riscos

Para a avaliação dos seus controles internos, a BrasilAgro utiliza os critérios e procedimentos estabelecidos pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), de forma a aprimorar o desempenho e a supervisão organizacional. Esses critérios exigem uma documentação completa dos processos, políticas, sistemas, riscos e controles inerentes ao tema e uma supervisão, através de testes específicos da qualidade do seu desempenho. A BrasilAgro segue o padrão de avaliação e aperfeiçoamento dos controles, por meio de:

random placeholder

A Companhia conta com uma política de gerenciamento de riscos devidamente aprovada em AGO e disponibilizada a todos agentes envolvidos no negócio. A Diretoria da BrasilAgro avalia a eficácia das políticas e dos sistemas de gerenciamento de riscos e de controles internos, bem como do Programa de Integridade e Conformidade (compliance) e presta contas ao Conselho de Administração sobre essa avaliação, sempre que solicitado.

random placeholder

A eficácia dos controles implantados pela Companhia é validada anualmente através de testes que seguem o plano anual de auditoria interna. Em caso de identificação de eventuais pontos de melhoria sobre esses controles, a Companhia elabora um plano de ação, definindo prazos e responsabilidades a fim de garantir a mitigação de todos os riscos associados.

random placeholder

Aplicação de treinamentos e disseminação de comunicados, para engajar os colaboradores da Companhia e reforçar os princípios do Programa de Integridade e Conformidade com toda a equipe.

random placeholder

O departamento de Compliance tem como principal atribuição assessorar as áreas de negócio na revisão de processos e na implementação de controles para garantir o cumprimento das leis, normas, regulamentos e procedimentos internos e externos. A Companhia também conta com um departamento de Auditoria Interna que atua nos segmentos: financeiro, tecnologia da informação e investigativo, além da supervisão contínua dos controles previamente identificados e implementados pelo departamento de Compliance. A segurança da informação é garantida através de testes periódicos de controle e vulnerabilidade nos sistemas e parque tecnológico que os suportam.

random placeholder

No início de cada exercício, a BrasilAgro se baseia na matriz de riscos para definir quais áreas passarão por auditoria ao longo do período. Os riscos são monitorados continuamente, de forma a observar em sua gestão e planejamento estratégico iniciativas e diretrizes de atuação que visam mitigar seus possíveis impactos.

Canal de Denúncias da BrasilAgro ganha mais robustez

Buscando reforçar o pilar da transparência e do compliance na governança corporativa da BrasilAgro, o Canal de Denúncias ganhou mais robustez no ano, com a implementação do Manual de Apuração de Denúncias, que garante a padronização em todo o processo de recebimento, registro e tratamento das denúncias recebidas. Soma-se ao Manual a capacitação da área de compliance para a condução dos processos de forma mais eficiente. Dessa maneira, a Companhia aprimorou o procedimento de categorização de tipos de denúncia e de encaminhamento das apurações, e implementou procedimentos que proporcionam mais agilidade e consistência para o processo de apuração, dentre eles, a manutenção do histórico dos relatos reportados.

A BrasilAgro garante o anonimato de todas as denúncias recebidas e conduz as apurações por meio do Comitê de Ética. O canal busca promover a melhoria contínua e fortalecer a cultura de ética, governança, processos e controles internos na Companhia.

Natureza das denúnciasPercentual
Má conduta100%
Corrupção0%
RESULTADO E TEMPO DAS APURAÇÕES

Canal de Denúncias BrasilAgro
0800-591-2078 (Código: 2727#)