Estratégia e vantagens competitivas
GRI 102-7
A BrasilAgro tem como escopo a compra de propriedades a preços atrativos e atua para a sua valorização, por meio de atividades como: transformação das propriedades não produtivas em pastagens, implementação de atividades agrícolas, transformação de pastagens em propriedades rurais adequadas para atividades agrícolas mais produtivas e valorização de propriedades rurais para atividades agrícolas mais rentáveis, alterando a sua produção no que tange à cultura ou à tecnologia. Para maximizar o valor das propriedades, a Companhia investe tanto em suas operações, como no desenvolvimento da infraestrutura logística, em centros de distribuição, em estruturas de armazenagem e polos consumidores, entre outros.
Para aumentar a produtividade operacional e a valorização das propriedades rurais, também investe em tecnologias modernas e na aplicação de melhores práticas agrícolas, como o uso de sementes geneticamente modificadas e de alto rendimento, técnicas de plantio direto, otimização de rendimento da produção por meio da rotação de culturas, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, de acordo com os princípios do Guia de Boas Práticas Agrícolas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Para mitigar riscos de preços de commodities, regulatórios e climáticos, a BrasilAgro diversifica sua carteira de propriedades rurais tanto em sua localização como nas culturas em produção. Adicionalmente, busca equilibrar seu portfólio com diferentes níveis de desenvolvimento, de forma a evitar oscilações operacionais e de produção, além de diminuir a volatilidade do fluxo de caixa, relacionada à receita gerada pela comercialização das commodities produzidas e às vendas de propriedades rurais.
Aquisição de novas áreas
A BrasilAgro realiza a due dilligence (Técnica, Jurídica e Ambiental), que é fundamental na fase de novas aquisições, pois permite avaliar se as oportunidades de negócio cumprem os requisitos mínimos para o desenvolvimento da atividade agrícola ou pecuária sustentável.
A partir da aquisição de uma nova propriedade é realizada uma análise refinada, que visa garantir a proteção de todas as áreas de preservação permanente e reserva legal, levando em conta, ainda, a conectividade dos maciços florestais, de forma a manter corredores ecológicos para o trânsito seguro da fauna. Após destacadas todas as áreas de interesse ambiental, são solicitadas as devidas licenças para a atividade produtiva.
Além das áreas a serem conservadas, o planejamento contempla trechos adicionais de proteção, que compõem uma margem de segurança para garantir que a produção ocorra somente nas áreas de fato autorizadas.