Ações contra a Covid-19
Diante da pandemia causada pelo coronavírus, conforme decreto da OMS (Organização Mundial da Saúde), a BrasilAgro instituiu um Comitê de Prevenção e Risco para avaliar a situação e atualizar as medidas preventivas e ações de garantia à saúde e à segurança de colaboradores e fornecedores.
As principais iniciativas já tomadas, além da criação do um Comitê de Prevenção e Risco, foram a implementação de rotina de trabalho remoto (home office) e adoção de diversas medidas e protocolos no sentido de preservar a segurança de todas as pessoas envolvidas em seu contexto operacional, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Também foram tomadas medidas para sustentação de nossas operações e preservação do caixa, como:
obtenção de novas linhas de crédito e reavaliação dos investimentos previstos;
antecipação da entrega de insumos;
antecipação de vendas de produtos agrícolas para garantir a maior capacidade de armazenamento da Companhia.
Em 2020, BrasilAgro (Brasil) e Palmeiras (Paraguai), doaram mais de 5 toneladas de alimentos e materiais de limpeza para a população nos entornos de suas fazendas. Nesta ação conseguimos engajar colaboradores internos e secretarias de assistência social e saúde para auxílio na distribuição dos itens. Todas as compras de alimentos e materiais de limpeza foram adquiridas nos próprios municípios onde as ações ocorriam, impulsionando e fortalecendo o comércio local.
Para a matriz, o plano de contingência da BrasilAgro foi desenvolvido com base nos protocolos e nas fases de reabertura estabelecidas pelo conjunto de medidas projetadas pelo governo do estado de São Paulo:
Fase vermelha
Regime de trabalho remoto para 100% dos colaboradores das atividades corporativas.
Fase laranja
Regime de trabalho remoto ou presencial facultativo, respeitando-se o limite máximo de 20% dos colaboradores presencialmente. O horário de trabalho presencial é reduzido a quatro horas seguidas, das 10h às 14h, evitando-se os horários de maior fluxo, para preservar os colaboradores que necessitem utilizar transportes públicos.
Fase amarela
Regime de trabalho remoto ou presencial facultativo, respeitando-se o limite máximo de 40% dos colaboradores presencialmente.
Fase verde
Regime de trabalho presencial para 50% dos integrantes de cada departamento, com escala semanal, respeitando-se o limite máximo de 40% dos colaboradores presencialmente.
Já para as unidades operacionais uma série de outras medidas foram implementadas, como:
- Controle de acesso com triagem e medição de temperatura;
- Escala de horário nos refeitórios e áreas de uso comum;
- Limpeza de maquinários e veículos;
- Realização de testes para acesso as unidades, entre outras.
Até a data de publicação deste relatório, tivemos cerca de 12,17% de colaboradores próprios diagnosticados com COVID 19, já recuperados e sem gravidade.
Apesar de não reconhecermos perda ou ganho material no resultado financeiro de 2020 relacionados diretamente com a pandemia, seguimos monitorando possíveis impactos futuros em razão de:
- Volatilidade da taxa de câmbio, sendo que a Companhia, por buscar garantir a margem da produção em suas operações financeiras, sofreu revés temporário.
- Volatilidade nos preços de açúcar e etanol e consequente impacto na demanda e preço da cana-de-açúcar: a receita de cana foi 20,2% maior na comparação anual e 3,7% inferior na comparação trimestral. A queda trimestral reflete principalmente a variação negativa nos preços do consecana nos meses de abril e maio em relação ao ano anterior. Para os meses de junho e julho, no entanto, os preços de consecana estão em linha com os praticados no ano passado.
- Alterações no ciclo esperado de pagamentos relativos ao fornecimento de cana de açúcar considerando as negociações com nossos clientes: até junho de 2020 nenhum dos clientes atrasou pagamento.
- Volatilidade nos demais preços de commodities.
- No Paraguai houve fechamento de frigoríficos como medida de contenção da pandemia. Entre março e junho de 2020 deixamos de reconhecer uma receita inicialmente esperada, mas os produtos seguem em estoque. O valor não reconhecido dentro desse período (R$ 3,1 milhões) não é considerado material para a Companhia.
O planejamento e início da safra 2020-2021 levou em consideração as condições de mercado disponíveis e os pontos de atenção estão sendo monitorados com afinco.
Confira a mensagem do Presidente
Em todas as etapas da pandemia, a Companhia tem mantido uma comunicação constante e ativa por meio de seus canais institucionais e realizado comunicados ao mercado para acompanhamento de suas iniciativas. Veja a seguir a mensagem do Presidente da BrasilAgro, André Guillaumon: